Blog





3° Festival Contato

7 a 12 de outubro - 3o Festival Contato com as atrações musicais: Cachorro Grande, Coletivo Instituto Toca Tim Maia Racional, com Bnegão e Thalma de Freitas, Parcas Borboletas, Charme Chulo, Cidadão Instigado, dentre outros representantes do cenário musical alternativo. Junto acontecem também o Fórum Paulista de Cultura Digital, a Feira Microrregional de Economia Solidária, a Mostra de Cinema do Interior Paulista, a Noitão de Terror com Zé do Caixão como mestre de cerimônias e o Contatinho, um festival com programação especial para as crianças.

Começa na  quarta-feira (7) e vai até o dia 12 de outubro, o 3º Festival Contato, um Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica. O evento é composto por oficinas, debates e encontros de trabalho, exposições de arte eletrônica, sessões de cinema e grandes shows musicais gratuitos. Nos seis dias de evento serão realizadas mais de 50 atividades.

O objetivo desse Festival é oferecer oportunidades de formação, reflexão e fruição em Cultura e Comunicação à população da região central do Estado de São Paulo, criando uma alternativa inédita no Brasil em local fora das grandes capitais.

Paralelo ao Festival, acontece o Fórum Paulista de Cultura Digital, a Feira Microrregional de Economia Solidária, a Mostra de Cinema do Interior Paulista, e o Noitão de Terror, que contará com a presença de José Mojica Marins, o “Zé do Caixão”, como mestre de cerimônias.

O Festival Contato é realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio da Rádio UFSCar, Cine UFSCar, Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) e Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade. Em conta com a parceria da Prefeitura de São Carlos, SESC São Carlos, e patrocínio da Volkswagen.

A programação musical desta terceira edição do Festival Contato terá como atrações, o “Coletivo Instituto”, com participação de Thalma de Freitas, BNegão e Carlos Dafé, tocando a música Tim Maia Racional, o grupo Cachorro Grande, e vários outros grupos musicais de todo o Brasil. Além do mote da programação "Saia para Dançar", em que os participantes do Festival poderão circular por casas noturnas da cidade com ingresso único.

Na arte eletrônica, a procura por experimentações em arte e tecnologia faz com que o Contato busque a cada ano trazer mais artistas multimídia e suas instalações para São Carlos.

A novidade na programação desta edição são as projeções monumentais que acompanharão os shows musicais, transformando as fachadas dos edifícios que circundam os locais onde acontecerão as apresentações. O público também poderá conferir a obra de mais de 15 artistas, no chamado "Espaço Contato Eletrônico", que inclui quatro projetos selecionados no concurso "Contato Universitário". Os projetos foram realizados por estudantes da própria UFSCar, da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Londrina.

No cinema, foi realizada uma pesquisa junto a cineclubes, acervos particulares e instituições públicas, que guardam a memória do cinema do interior paulista. O 3º Festival Contato apresenta a Mostra de Cinema do Interior Paulista.

O evento apresentará obras esquecidas pelo grande público, pelos pesquisadores e críticos de cinema. É a oportunidade de entrar em contato com filmes que constituem a memória social da região em que o Festival está inserido.

A Mostra acontece no distrito de Água Vermelha, entre os dias 8 e 10 de outubro.

No Cine São Carlos haverá o ''Noitão Terror'', que busca ocupar mais um espaço cultural do Município. Serão exibidos três filmes de terror durante a madrugada do dia 9, e o mestre de cerimônias será Zé do Caixão.

O público infantil não ficou de fora do Festival, para eles haverá o “Contatinho”. No dia das Crianças, segunda-feira (12), o compromisso com o ambiente e a união de forças entre a UFSCar e outros vários parceiros, possibilitaram uma programação especial.

Ao longo do dia, no Parque do Bicão, serão oferecidas oficinas de construção de brinquedos com materiais recicláveis, de malabares, origami, e de alimentação natural. Serão preparadas tortas e pães integrais, que farão parte de um piquenique na hora do almoço.

Além disso, haverá um sarau itinerante, com apresentações circense e teatral. Ao anoitecer haverá a ''Maratona da Via Láctea'', observação astronômica voltada à conscientização sobre poluição luminosa.

A programação completa do 3º Festival Contato está disponível em www.contato.ufscar.br. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8099.

Programação do dois primeiros dias do 3º Festival Contato

7 de outubro
• 19 h - Abertura Oficial
Cerimônia de Abertura com a organização do Festival, parceiros e patrocinadores, seguida de apresentação musical com poesia e cinema do grupo ''Sol na garganta do futuro'' (ES)
Local: Teatro Universitário Florestan Fernandes (Área Norte UFSCar)

Oficinas
• 10 h - Manipulação de vídeo com Software Livre
Edição e tratamento de imagens, apresentação de todo o processo de criação de vídeos utilizando plataformas de código aberto e a experiência vivida no Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação da UFRJ.
Essa oficina terá continuação no dia 8 de outubro, das 10h às 13h, no mesmo local.
Para se inscrever nessa oficina preencha a seguinte Ficha de Inscrição.
Com Guzz Sotero, do Rio de Janeiro.
Local: a confirmar

• 10 h - Instalações Audiovisuais Interativas com ferramentas livres
Esta oficina abordará questões relacionadas à programação e desenvolvimento de instalações interativas, utilizando as plataformas livres Super Colider.
Essa oficina terá continuação no dia 8 de outubro, das 10h às 13h, no mesmo local.
Para se inscrever nessa oficina preencha a seguinte Ficha de Inscrição.
Local: LAbI (Área Sul UFSCar)

8 de outubro
Música
• 23 h - Festa CONTATO Imediato de 3º Grau
Trilo bit, do Paraná, Tigre Dente de Sabre, de São Paulo.
Jardim das Horas, do Ceará, DJ Yasmina, de São Carlos.
Local: CAASO – USP São Carlos (Campus I)

Cinema
Abertura da Mostra de Cinema do Interior Paulista
• 18h Apresentação musical: Duo de Três Cordas
• 19h Solenidade
• 19h20 - Sessão de Cinema: Curtas Metragens de Campinas (Campinas, Dir. e Gêneros: Variados, 56', de 1952 a 1977)
Local: Água Vermelha, distrito de São Carlos, Avenida Bela Cintra, s/n (em frente à Igreja de São Roque)
• 20h20 -  Apresentação Musical: Duo de Três Cordas
• 21h - Sessão de Cinema: Curtas Metragens de Campinas (Campinas, Dir. e Gêneros: Variados, 64', de 1952 à 1977)

Oficinas
• 10 h - Oficina com Kika Nicolela
Graduada em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, videoartista e coordenadora do projeto colaborativo internacional Exquisite Corpse Vídeo Project.
Para se inscrever nessa oficina preencha a seguinte Ficha de Inscrição.
Local: Auditório do AT2 (Área Sul UFSCar)

• 18h30 - Conversações Extemporâneas kynemas/Transcinemas
Oficina sobre processo criativo de obras audiovisuais recriadas a partir de programa in progress desenvolvido em rede na Internet. Cinema expandido relacionando-se com microtelas, Internet, música, instalação, celular, I-pod. Essa oficina terá continuação no dia 9 de outubro, das 10h às 13h, no mesmo local.
Com Coletivo MZMIDIA
Para se inscrever nessa oficina preencha a seguinte Ficha de Inscrição.
Horário: a confirmar
Local: Auditório de Projeções do CECH – AT2 (Área Sul UFSCar)

(02/10/09)

Últimas notícias



 

Rádio UFSCar
Responde rapidamente

Rádio UFSCar
E aí,
qual música você quer ouvir?
#banquetedehits #escutediferente
19:40
×
Chamar no WhatsApp Chamar no WhatsApp

2024 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118

Desenvolvido por:

Connect Core