Blog





Destaque na programação: #ArtistasdaSemana

#ArtistadaSemana2023

ESTA SEMANA:

LENINE

22/5 a 28/5

Lenine é um dos mais importantes cantores, compositores, e instrumentistas da Música popular brasileira, além de ator, escritor, produtor musical, e ecologista brasileiro. Contabiliza-se que Lenine tenha escrito, gravado e produzido mais de 500 canções, algumas dessas gravadas por diversos artistas brasileiros, entre eles Maria Bethânia, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Gilberto Gil, entre outros. Lenine tem 13 álbuns lançados, e é ganhador de 6 Grammy Latinos, 2 prêmios da APCA e 9 Prêmios da Música Brasileira. É casado há 42 anos com a jornalista Anna Barroso, com quem tem 3 filhos: Bruno Giorgi, João Cavalcanti e Bernardo Pimentel, que também são grandes músicos e atuam ao lado do pai. Como compositor, Lenine teve seu som gravado por diversos intérpretes. Elba Ramalho, foi a primeira artista a gravar uma música sua, depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia, Capital Inicial e muitos outros. Atuou como produtor musical e produziu diversos álbuns de renomados artistas, como Maria Rita, Chico César e Pedro Luís e a Parede. Também trabalhou para televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado, onde fez a direção musical dos filmes Caramuru, A Invenção do Brasil e algumas minisséries. Em 2016, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira nas categorias: "Melhor Álbum" (Carbono) e "Melhor Cantor", tendo vencido nesta última.


Confira os artistas já homenageados na programação da Rádio UFSCar em 2023, 
e ouça os podcasts com cada um deles:

 

GIL SCOTT HERON

15/5 a 22/5

Nosso artista da semana é o cantor, compositor, poeta e escritor norte americano Gill Scott Heron. Conhecido no final da década de 1960 e no princípio dos anos 1970 por suas atuações de poesia cantada e falada, linguagem conhecida como “spoken word”, Gil Scott adicionou em suas performances, elementos da música como o jazz, o funk e soul, entre outros ritmos latinos, relacionados com os militantes afro-americanos latinos e com a cultura periférica dos guetos das grandes cidades. Com mais de vinte e cinco álbuns gravados e cinco livros escritos, Gil Scott é visto como um dos fundadores do rap, e um dos maiores ativistas da história do movimento social dos negros nos EUA.

 

JOSS STONE

de 1/5 a 8/5

Natural da cidade de Dover, Kent, Inglaterra, cresceu escutando uma grande variedade de gêneros musicais, incluindo R&B e soul music cantados por artistas como Dusty Springfield e Aretha Franklin. Em 2002, foi para Nova York para uma audição com o chefe do setor executivo da S-Curve Records, e na sequência, assinou contrato com a BMG no Reino Unido. Desde então, ela despontou e se apresentou com artistas como Blondie e Gladys Knight, abrindo seus shows e participando de diversos e aclamados festivais de música no Reino Unido. Após assinar um contrato com a S-Curve, Stone foi para Miami-Flórida, para começar a trabalhar no seu primeiro álbum, The Soul Sessions, lançado em 2003. Lançado no final de 2003, alcançou o top cinco da parada de álbuns britânicos e o top quarenta da parada de álbuns norte-americanos Billboard 200. O primeiro single, "Fell in Love with a Boy", uma regravação da música do The White Stripes, alcançou o top vinte da parada de singles britânica. 
Após conseguir aclamação crítica por The Soul Sessions, Joss Stone gravou seu segundo álbum, Mind, Body & Soul (Mente, Corpo & Alma), lançado em 28 de Setembro de 2004, dessa vez composto de músicas originais. Ele provou ser um sucesso ainda maior que seu antecessor, já que estreou em primeiro lugar na parada britânica, e na Billboard 200, onde chegou ao número onze. O primeiro single, "You Had Me", tornou-se seu primeiro sucesso a entrar no top dez do Reino Unido. Em 14 de Novembro de 2004, Stone juntou-se à Band Aid 20 em prol da problemática com causas humanitárias na região de Darfur, no extremo oeste do Sudão.

Ouça o podcast - Joss Stone

 

MARINA SENA

de 24/4 a 30/4

Marina Sena nasceu em Taiobeiras, município no norte de Minas Gerais, em 1996. Começou a compor músicas aos 15 anos; e aos 17, foi concorrente do The Voice Brasil. Iniciou sua carreira musical profissional aos 18 anos, recebendo apoio de sua família desde o início, uma vez que cantava desde criança. Em 2019, juntamente com os músicos Baka e Marcelo Tofani, formou o grupo de música pop Rosa Neon, com influências oitentistas do electro rock e synth pop, e ao lado do integrantes Marcelo Tofani, Mariana Cavanellas, Luiz Gabriel Lopes e Baka, e se popularizaram com o clipe da faixa de trabalho "A Gente é Demais". Tornou-se mais conhecida após lançar seu álbum de estreia De Primeira (2021), quando o single "Por Supuesto" tornou-se um grande sucesso, ganhando repercussão em redes sociais e plataformas digitais.
Marina Sena recebeu indicações a prêmios como o Prêmio Multishow de Música Brasileira e o Grammy Latino, além da participação em festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Coala Festival, e Roskilde Festival na europa, ganhando milhares de fãs pelo Brasil, América Latina e também ao redor do mundo. 

Ouça o podcast aqui - Marina Sena


PINK FLOYD

17/4 a 23/4

Pink Floyd foi uma banda britânica de rock formada em Londres em 1965. Ganhando seguidores como um grupo de rock psicodélico, eles se destacaram por suas composições longas, pela experimentação sonora, pelas letras filosóficas e pelas apresentações ao vivo criativas, o que levou a se tornarem uma banda de referência máxima dentro do gênero do rock progressivo. Eles são um dos grupos mais bem-sucedidos comercialmente e influentes da história da música popular. O grupo foi fundado pelos estudantes Syd Barrett (guitarra, vocal), Nick Mason (bateria), Roger Waters (baixo, voz) e Richard Wright (teclados, voz). Sob a liderança de Barrett, eles lançaram dois singles e um álbum de estreia de sucesso, The Piper at the Gates of Dawn (1967). A banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 1996. Até 2013, eles haviam vendido mais de 250 milhões de discos em todo o mundo, com The Dark Side of the Moon e The Wall sendo dois dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.A banda foi pioneira entre os grupos psicodélicos britânicos e uma das primeiras bandas dos gêneros como do rock progressivo e da música ambiente. 

Ouça o podcast - Pink Floyd


JOYCE MORENO

10/4 a 16/4

Os primeiros registros do trabalho de Joyce Moreno como cantora datam de 1964, quando participou de gravação em estúdio do disco Sambacana, de Pacífico Mascarenhas. Quatro anos depois, lançou seu primeiro disco, Joyce, pela gravadora Philips, assinando sozinha a autoria de cinco das dez músicas do álbum. Desde então produziu mais 45 discos e dois DVDs, compôs cerca de 400 músicas e foi quatro vezes indicada ao Grammy Latino. No Brasil, tornou-se nacionalmente conhecida em 1967, um ano antes de lançar o primeiro disco, ao classificar a canção Me disseram no II Festival Internacional da Canção (RJ), mas o auge da popularidade foi entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980, quando apresentou Clareana, uma música feita para as filhas, no Festival de Música Popular Brasileira da TV Globo. A canção obteve sucesso em todo o país e foi gravada no álbum Feminina, lançado naquele mesmo ano com um repertório em que também se destacaram as faixas Mistérios, Da Cor Brasileira e Essa Mulher, e a faixa que dá nome ao álbum. 

Ouça o podcast - Joyce Moreno


AMY WINEHOUSE

3/4 a 9/4

Amy Winehouse foi uma cantora e compositora britânica, conhecida por seu poderoso vocal de timbre contralto, e por sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo soul, jazz, R & B e ritmos caribenhos, como o ska. Oriunda de uma família com forte tradição musical ligada ao jazz, Amy ingressou na carreira artística ainda na adolescência, apresentando-se em pequenos clubes do gênero em Londres. A sua estreia no cenário musical britânico ocorreu em 2003, com o álbum Frank, que, embora elogiado pelos críticos musicais, não obteve boas vendas. Apenas em 2006, com o lançamento do seu segundo álbum de estúdio, Back to Black, Amy Winehouse ganhou proeminência como uma artista pop. Back to Black obteve a aclamação dos críticos e, impulsionado pelo êxito de "Rehab", a canção de trabalho do álbum, atingiu recordes de vendas em territórios britânico e americano. O disco foi o mais vendido do mundo em 2007, com seis milhões de cópias comercializadas, e, ao vencer cinco troféus durante a 50.ª edição dos Grammy Awards em 2008, consagrou a cantora como a britânica mais premiada no evento. 

Ouça o podcast - Amy Winehouse


MESTRE AMBRÓSIO

27/3 a 2/4

Mestre Ambrósio é uma banda recifense surgida no movimento manguebeat, e criada em 1992, a partir de apresentações na famoso bar Soparia, no Recife antigo, onde se apresentavam diversos artistas da cena popular e independente, que se encontravam no centro da cidade. Depois de quase 15 anos sem subir aos palcos, a banda Mestre Ambrósio voltou ao cenário musical, em show no Clube Português, para comemorar os seus 30 anos de carreira. A turnê comemorativa começou em novembro de 2022 e já passou por várias cidades, reunindo a formação original: Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder “O” Rocha (percussão), Helder Vasconcelos (fole de 8 baixos, percussão e coro), Sérgio Cassiano (vocal e percussão), Mazinho Lima (baixo e coro) e Maurício Badé (percussão e coro). 

Ouça o podcast - Mestre Ambrósio

 

BEYONCÉ

de 20 a 26 de março

Beyoncé, é uma cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, e empresária, Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 60 milhões com o grupo Destinys Child, de acordo com a Columbia Records em 2015. Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love, o que com o singles singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte, foi premiada com cinco Grammy Awards. Seu mais recente álbum Renaissance, Com canções arranjadas como uma mixagem de DJ, é um disco otimista que mistura estilos de música de dance negra pós-1970, como disco e house. Seus temas incluem escapismo, auto confiança, auto expressão e prazer. 

Ouça o podcast - Beyonce


MARCOS VALLE

de 13 a 19/03

Marcos Valle é um dos maiores ícones da bossa nova e da MPB, cantor, compositor, pianista e maestro, ao longo dos anos se tornou um dos artistas mais prestigiados fora do Brasil, fazendo inúmeras turnês internacionais de grande sucesso. Ao lado de seu irmão Paulo Sérgio Valle clássicos como Samba de Verão, "Preciso aprender a ser só", "Batucada surgiu”. Marcos Valle atravessou décadas sempre ativo e se re-inventando, flertando com o samba soul, o funk, o jazz, a disco, entre outros gêneros musicais muito além da bossa nova, além de compor inúmeras trilhas sonoras para telenovelas que ficaram no imaginário popular para sempre. 

Ouça o podcast - Marcos Valle

 

ERYKAH BADU

de 06 a 12/03

Erykah Badu é cantora, compositora, produtora musical e atriz americana, e um dos maiores ícones do R & B , soul e hip hop atual. Badu ganhou destaque no final da década de 90, quando seu álbum de estreia Baduizm, a colocou na vanguarda do movimento neo soul , ganhando o apelido honorífico de Rainha do Neo Soul por críticos musicais. Seu primeiro álbum “Baduizm”, foi lançado em fevereiro de 1997 e recentemente a cantora esteve em turnê celebrando os 25 anos desse álbum antológico, que passou pelo Brasil no início de 2023 no Nômade Festival, onde entregou um show emocionante e histórico. 

Ouça o podcast - Erykah Badu


BALA DESEJO 

de 27/02 a 05/03

Bala Desejo, que vem se destacando como uma das grandes revelações da Nova MPB, e que é formado por Dora Morelenbaum, Zé Ibarra, Julia Mestre e Lucas Nunes. O grupo levou o Grammy latino de 2022 com melhor álbum pop em português. As referências das bandas são principalmente artistas dos anos 60 e 70 como Doces Bárbaros, Novos Baianos, Rita Lee, Caetano, Bethânia, Gil, Gal, artistas que inspiraram muito a banda antes mesmo de sua formação. 

Ouça o podcast - Bala Desejo

 

Artista da Semana: segunda e domingo, drops em diversos horários
Hora Extra: Segunda e sexta, às 18h
95,3 FM  l  radio.ufscar.br

Últimas notícias



 

Rádio UFSCar
Responde rapidamente

Rádio UFSCar
E aí,
qual música você quer ouvir?
#banquetedehits #escutediferente
02:57
×
Chamar no WhatsApp Chamar no WhatsApp

2023 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118

Desenvolvido por:

Connect Core