Blog





Primeiro Festival Contato

Entre os dias 22 e 25 de novembro de 2007, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove um grande encontro entre produtores, pensadores e amantes das Artes e da Comunicação: o 1º Contato - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica. O evento busca valorizar e incentivar a produção artística e cultural do interior e se constitui como um novo espaço de discussão fora do eixo Rio-São Paulo. Durante os quatro dias de atividades, públicos especializados, universitários e a comunidade em geral poderão participar de sessões de cinema e vídeo, shows musicais, instalações interativas, performances, palestras, oficinas e encontros setoriais.

 

Dentre as atrações musicais internacionais, já confirmou presença no evento o artista, músico, poeta e performer australiano David Allen, acompanhado da Gong Global Family. Na cena no rock desde 1966, eles têm influenciado toda uma geração de rock espacial com sua psicodelia, dadaísmo e improvisação. Também confirmou presença a banda The DT's (EUA), que combina rock dos anos 70 com o soul dos anos 60, fazendo um som conhecido como "Hard Soul".

 

Na primeira noite do Contato, a banda paulista "½ Dúzia de 3 ou 4" abre o show de Tom Zé. Nas outras noites, Jumbo Eletro (SP) é uma das bandas confirmadas, além de apresentações de diversas bandas de São Carlos e região, como a banda de surf music "The Dead Rocks".

 

Multimídia

 

Na área de Cinema, a produtora americana Digital Film Tree falará de novas tecnologias para o cinema independente em uma palestra aberta ao público. Haverá também retrospectiva dos curtas-metragens de Joel Pizzini, presente nas sessões e debates, e a presença de representantes do Ministério da Cultura, Programadora Brasil, Funarte e Conselho Nacional de Cineclubes, participando do Encontro Setorial de Cineclubes.

Outra atração do evento, o holandês Stock, do V2-Instituto Interdisciplinar de Arte e Tecnologia, da Holanda, ministrará uma oficina que trabalha a convergência de mídias abordadas no Festival.

 

A proposta de realização do Festival surgiu da articulação entre a Rádio UFSCar, o Grupo de Trabalho para implantação da TV UFSCar, o CineUFSCar e o Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI), que vêm trabalhando para a consolidação de seus projetos e para a formação de um núcleo agregador dessas áreas. Todas essas propostas entendem como crucial para a atualização e reflexão sobre o trabalho desenvolvido a realização de um encontro anual para discussão e apresentação do que há de mais inovador e questionador na produção contemporânea em cada uma de suas áreas, dentro e fora do Brasil.

 

Programação para o final de semana

 

As apresentações têm início na quinta-feira, 22 de novembro, com Ricardo Finazzi, Blues the Ville e ½ dúzia de 3 ou 4 abrindo a noite para Coletivo Instituto, seguido de Tom Zé - um dos maiores nomes da música brasileira, que trará músicas de seu recente CD "Danç-Êh-Sá" e clássicos de sua carreira, em um show único.

 

Na sexta-feira, as bandas Seminal, Plano Próximo, Mentecapto e Canções Para um Mundo sem Humanos começam a noite. Na seqüência, Vanguart, banda de Cuiabá, que já se apresentou em diversos festivais e no programa Som Brasil (Rede Globo), faz o penúltimo show, seguida da banda paulistana Jumbo Elektro, que faz um coquetel multicultural que remete à arte pop.

 

Na noite de sábado, Dharmanet, Íbis, Malditas Ovelhas, Tarja Preta e Pantomime Jazz começam a noite mais rock do CONTATO. A atração internacional Daevid Allen & Gong Global Family, que vem da Austrália para apresentar seu rock psicodélico, faz o grande show da noite, numa apresentação única e inédita em São Carlos.

 

Encerrando o festival, no domingo, em parceria com o 1° Sanca Hip-Hop, haverá apresentação dos grupos Poetas Anônimos, Resgate Social, Ideologia Cristã, Ato Criminoso e Zero 16, finalizando com o rapper GOG, que completa 25 anos de carreira como um dos maiores nomes do hip-hop nacional.

 

Os shows acontecem em dois palcos que serão montados na plataforma da Estação Cultura (antiga Estação Fepasa) da São Carlos. No local o público terá a oportunidade de conferir e prestigiar os músicos sãocarlenses que também marcarão presença todas as noites, começando sempre às 18 horas. O 1° Sanca Hip-Hop acontecerá na Pista de Skate do bairro Santa Felícia, com início previsto para as 14h.

 

 

Festival é lançado em julho

Na próxima quinta-feira, dia 5 de julho de 2007, às 19h30, será lançado o Contato - 1º Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica da UFSCar. O lançamento acontece na Estação Cultura, na praça Antônio Prado, s/nº (na Estação Ferroviária). O Festival é uma realização da Rádio UFSCar, do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LabI/UFSCar) e do CineUFSCar, dentro do programa de extensão Comunicação Audiovisual na UFSCar.

O evento acontecerá de 15 a 18 de novembro deste ano, em São Carlos. No momento, a equipe responsável pelo Contato está em fase de organização do Festival e de captação de recursos. Na ocasião do lançamento, nesta quinta-feira, será apresentada a proposta do Festival e o site do evento, que já pode ser acessado pelo endereço www.contato.ufscar.br. O lançamento contará também com show de M. Takara.

Maurício Takara está na cena musical brasileira já há algum tempo, tocando predominantemente percussão mas utilizando também programações eletrônicas, trompete, metalofone e vibrafone. Tem colaborado com artistas como Otto, Xis, Nação Zumbi, Naná Vasconcelos e Coletivo Instituto. Takara já tem dois CDs lançados.

 

Festival

O objetivo do Contato é trazer novas perspectivas para a produção independente de Rádio, Televisão, Cinema e Arte Eletrônica. O evento visa permitir que a interação entre esses artistas promova a criação de um ambiente de fomento à convergência entre as mídias e entre artista, público e discurso.

A maior parte das atividades irá acontecer no campus da UFSCar, mas estão previstas ações por toda a cidade. Essas ações serão realizadas por meio de parcerias entre a Universidade e entidades públicas e privadas de São Carlos.

O festival Contato receberá inscrições de artistas e do público em geral para as oficinas e palestras. Nessas atividades, os participantes poderão desenvolver conteúdos que serão apresentados para o público durante as três noites do Festival. A programação do evento está sendo estruturada para atender os mais diversos públicos, de diferentes faixas etárias, interesses e classes sociais.

 

 

#festivalcontato #escutediferente



Últimas notícias



 

Rádio UFSCar
Responde rapidamente

Rádio UFSCar
E aí,
qual música você quer ouvir?
#banquetedehits #escutediferente
13:17
×
Chamar no WhatsApp Chamar no WhatsApp

2024 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118

Desenvolvido por:

Connect Core