Nossa artista da semana é a cantora, compositora, escritora e artista plástica canadense Joni Mitchell. Artista que teve grande sucesso na década de 1970, fazendo uma música influenciada pelo jazz e pelo folk rock. Suas composições frequentemente refletem ideias sociais e ambientais assim como seus sentimentos sobre desilusões amorosas e também esperança, fraternidade e alegria. Ela recebeu muitos prêmios, incluindo nove grammys. Gravou dois discos que entraram para a história: Clouds, de 1969, e Blue, de 1971, que ocupa a 30ª posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos segundo a revista Rolling Stone, que ainda a citou como \"uma das melhores compositoras da história\". Com uma discografia vasta com mais de 20 álbuns gravados, a cantora segue em plena atividade, após passar por um hiato de alguns anos devido a problemas graves de saúde. Neste ano de 2024 a artista fez uma apresentação emocionante na cerimônia do Grammy Awards interpretando sua faixa “Both Sides Now”, ao lado de Brandi Carlile, Allison Russell, Lucius, Jacob Collier, Blake Mills e Sistastrings.
Filipe Catto é uma artista trans, cantora, instrumentista, compositora, e designer. Ganhou fama ainda muito jovem, com trabalhos voltados para a mpb, o samba e o tango moderno, mas com o tempo, avançou para outros gêneros, como o jazz, o rock e a música latina. A artista já dividiu o palco com nomes como Maria Bethânia, Elza Soares, Ney Matogrosso, Marcelo Jeneci, Vanessa da Matta, Daniela Mercury, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, entre outros grande nomes da música brasileira. Em 2006 iniciou sua carreira solo e começou a se apresentar ao vivo, assim em 2008, estreou o show "ouro e pétala", com formação de voz, violão e percussão, e se apresentou nos principais teatros e casas de show de porto alegre. Em 2009, lançou pela internet o EP "Saga", com download gratuito pela internet, o que marcou o início de sua carreira profissional.
O terceiro álbum de estúdio de Filipe Catto leva seu próprio sobrenome no título “Catto”, e é um dos discos mais aclamados da artista. Lançado em 24 de novembro de 2017 pela gravadora biscoito fino, foi produzido pelo músico Felipe Puperi, da conceituada banda gaucha Tagua Tagua. Elogiado pela crítica, “Catto” foi eleito o melhor disco do ano pelo jornal Correio da Bahia e pelo site central da MPB, e figurou em diversas listas como um dos melhores álbuns de 2017.
“Beleza, poder, vida e vitória sobre os caretas.” assim a cantora e compositora filipe catto define a cantora gal costa, a grande homenageada do seu mais recente álbum, “Belezas são coisas acesas por dentro. Lançado em setembro de 2023 pela gravadora joia moderna discos, o trabalho reúne dez faixas que percorrem diferentes fases da carreira de Gal, celebrando a trajetória musical de uma das maiores cantoras do brasil. Atualmente filipe faz um grande turnê pelo brasil com este eletrizante show em homenagem a Gal Costa.
Nossa artista da semana é a banda norte-americana Budos Band. Formada em 2005, no Brooklin, o grupo traz influências do rock afro-soul com um toque dos anos 60 e 70, adicionando elementos e timbres psicodélicos. Em uma matéria na Revista Rolling stone a banda é descrita como se “o diretor de cinema Quentin Tarantino fosse o supervisor musical de um filme de James Bond”. Seus álbuns mais recentes incorporaram influências de jazz, funk, afro-beat, rock underground e soul funk oriental. Em 2006 a banda assinou com a renomada gravadora de Nova Iorque, a Daptone Records, pela qual lançaram todos os seus seis álbuns, e fez com que a banda garantir diversas turnês mundiais, e se tornar uma das bandas instrumentais mais aclamadas no mundo.
A Budos Band teve origem em uma jam session (encontro de músicos) em uma casa de show no Brooklyn, a partir da reunião de membros da banda Antibalas e músicos amigos, e a partir daí surgiu a ideia de formar uma nova banda, mas com uma vertente mais rockeira. Seu álbum de estreia homônimo foi lançado em 2005, contou com participações especiais de Bosco Mann e Neal Sugarman, e foi aclamado pela mídia especializada. O Album apresenta texturas de gravação antiga, e camadas de sopros, alianda a riffs marcantes de guitarra, propondo uma nova linguagem de rock e soul music.
Rachel Reis é nossa Artista da Semana, abrindo nossa programação de 2024. A cantora e compositora, natural de Feira de Santana, Bahia lançou seu primeiro álbum, chamado "Meu Esquema", no início de 2023. O disco tem produção musical de Guilherme Assis e mixagem de Guigo Berger, e traz participações de Marcos Cuper, Raffa Muñoz, e Céu. No mesmo ano Rachel Reis foi eleita artista revelação pelo Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
O álbum "Meu Esquema" têm uma sonoridade muito original onde mescla MPB, pagode baiano, pisadinha, afrobeats, reggaeton, entre outros estilos musicais, e fez Rachel conquistar espaço no cenário musical nacional e entrar no circuito dos principais festivais do brasil e alcançar o grande público. O disco foi indicado ao Grammy Latino em 2023, na categoria “Melhor álbum de música alternativa em língua portuguesa", concorrendo ao lado de Planet Hemp, Titãs, Lô Borges e Tulipa Ruiz.
Artista da Semana - nova temporada 2024
Mestre Ambrósio é uma banda recifense surgida no movimento manguebeat, e criada em 1992, a partir de apresentações na famoso bar Soparia, no Recife antigo, onde se apresentavam diversos artistas da cena popular e independente, que se encontravam no centro da cidade. Depois de quase 15 anos sem subir aos palcos, a banda Mestre Ambrósio voltou ao cenário musical, em show no Clube Português, para comemorar os seus 30 anos de carreira. A turnê comemorativa começou em novembro de 2022 e já passou por várias cidades, reunindo a formação original: Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder “O” Rocha (percussão), Helder Vasconcelos (fole de 8 baixos, percussão e coro), Sérgio Cassiano (vocal e percussão), Mazinho Lima (baixo e coro) e Maurício Badé (percussão e coro).
Artista da Semana
95,3 FM l radio.ufscar.br
Beyoncé, é uma cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, e empresária, Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 60 milhões com o grupo Destinys Child, de acordo com a Columbia Records em 2015. Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love, o que com o singles singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte, foi premiada com cinco Grammy Awards. Seu mais recente álbum Renaissance, Com canções arranjadas como uma mixagem de DJ, é um disco otimista que mistura estilos de música de dance negra pós-1970, como disco e house. Seus temas incluem escapismo, auto confiança, auto expressão e prazer.
Artista da Semana
95,3 FM l radio.ufscar.br
Marcos Valle é um dos maiores ícones da bossa nova e da MPB, cantor, compositor, pianista e arranjador, ao longo dos anos se tornou um dos artistas mais prestigiados dentro e fora do Brasil, fazendo turnês internacionais de grande sucesso e atravessou décadas sempre ativo e se re-inventando, flertando com o samba soul, o funk, o jazz, a disco, entre outros gêneros musicais muito além da bossa nova.
Ao longo da semana você ouve drops com faixas comentadas, curiosidades e histórias do artista. E hoje, segunda (13) e sexta (17), teremos o Hora Extra especial com uma seleção dos grandes sucessos de Marcos Valle, fique ligado em nossa programação!
Artista da Semana
95,3 FM l radio.ufscar.br
Erykah Badu é cantora, compositora e produtora musical americana, e se estabeleceu como um dos maiores ícones do R\'n\'B, soul e hip hop. Badu ganhou destaque no final da década de 90 quando seu álbum de estreia Baduizm a colocou na vanguarda do movimento neo soul, ganhando o apelido de Rainha do Neo Soul por diversos críticos musicais.
Recentemente Erykah esteve no Brasil no Festival Nômade Apresenta, em São Paulo, comemorando seus 30 anos de carreira, e entregou um lindo show, causando frisson entre seus fãs.
Artista da Semana
95,3 FM l radio.ufscar.br
Bala Desejo, que vem se destacando como uma das grandes revelações da Nova MPB, e que é formado por Dora Morelenbaum, Zé Ibarra, Julia Mestre e Lucas Nunes. O grupo levou o Grammy latino de 2022 com melhor álbum pop em português. As referências das bandas são principalmente artistas dos anos 60 e 70 como Doces Bárbaros, Novos Baianos, Rita Lee, Caetano, Bethânia, Gil, Gal, artistas que inspiraram muito a banda antes mesmo de sua formação.
de 27/02 a 05/03
95,3 FM l radio.ufscar.br
#escutediferente #artistadasemana
Rádio UFSCar
Responde rapidamente
(16) 3351-8099
Rodovia Washington Luiz, Km 235 , nº S/N, Jardim Guanabara , São Carlos / SP
2024 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118