No programa de hoje, continuamos no bloco sobre as pesquisas internas que estão sendo desenvolvidas dentro do NaMargem (Núcleo de Pesquisas Urbanas/UFSCar). João Victor e Matheus Martins apresentam suas pesquisas em andamento sobre masculinidades e mundo do crime; mercados ilegais e mercadorias políticas. Além disso, discutem um pouco sobre experimentações etnográficas e posicionalidades no trabalho de campo etnográfico.
Não perca este programa cheio de música boa e discussão de primeira.
Seguimos com a nossa série de entrevistas com pesquisadores do NaMargem, Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar. No programa de hoje recebemos Thalia Marques, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. No mestrado, Thalia estudou sobre a expansão do PCC para o Triângulo Mineiro (MG) e o impacto nas taxas de homicídios da região. Animando o programa, a playlist de hoje está repleta de artistas mineiros.
Com apresentação de Nayara Demari.
O programa de hoje dá início à nossa série de entrevistas com pesquisadores vinculados ao NaMargem, o Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar. Para esse primeiro programa, recebemos Luiz Gustavo Simão, Mestre em Sociologia pelo PPGS e pesquisador vinculado ao Núcleo. Luiz falará sobre suas pesquisas, que têm como objeto os leilões de veículos, e sobre sua trajetória acadêmica. Veremos como a confiança é central para esse mercado, acionada e - até mesmo - comercializada. A playlist, pensada pelo próprio entrevistado, nos embala nas matizes desta noite de segunda. Com apresentação de João Victor.
Este programa é o último dessa série sobre o hip hop, com foco no rap. Daremos um panorama geral do tema, passando pelas transformações das produções musicais nas e das periferias urbanas.. As músicas são o fio condutor que guia o nosso debate. Com apresentação de Luiz Gustavo.
Esta edição inicia uma série de 2 episódios comemorativos de 40 anos de Hip Hop no Brasil. Neste programa fizemos uma retomada com foco no rap, um dos elementos do hip hop e conversamos sobre suas características e mudanças ao longo de sua história. Vem com nóis nessa conversa sobre rap acompanhada duma playlist que conta com vários clássicos e também com sons atuais que têm marcado a cena. Apresentação de Matheus Martins e Nayara Demari.
Este programa dá continuidade à série de entrevistas com discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Hoje receberemos Bryan, que é atualmente mestrando. Graduado em Ciências Sociais (2022), foi bolsista FAPESP de iniciação científica (2020-2021) no projeto “Quem tem medo do Queermuseu: a associação da arte com a pedofilia na CPI dos Maus-Tratos”. Ele realiza pesquisa etnográfica em terreiros de umbanda no interior de São Paulo. O interesse do Bryan é investigar a influência da sexualidade no transe em dois terreiros de umbanda da cidade de São Carlos-SP, analisando se há diferenças entre um terreiro de umbanda tradicional, com proximidade ao catolicismo, e um terreiro de umbanda omoloko, com proximidade ao candomblé. Cola com nóis!
Nosso programa de hoje inicia uma série de entrevistas com mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Para dar início recebemos Vitória Wermelinger, doutoranda do PPGS. Victória tem se dedicado a investigar como a diversidade e a diferença cultural são tratadas nas políticas educacionais brasileiras. Ela falará sobre sua trajetória pessoal e acadêmica nas temáticas do seu incrível e instigante trabalho. A playlist que segue o programa está quentíssima, cheia de música boa, pra refletir ainda mais. Então bora lá?!
Com apresentação de João Victor E Thalia Marques
Continuando a série de entrevistas com discentes do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar, o programa Às Margens da Cidade recebe Otávio Almeida, mestrando no PPGS. Atualmente sua pesquisa se concentra em compreender a construção da verdade sobre usuários de drogas por meio dos discursos de profissionais da elite judiciária. No episódio de hoje, Otávio conta sobre esse trabalho mais recente e sua trajetória acadêmica, abordando os temas como instituições de saúde mental, uso de drogas, desvio, controle social e violência. Tudo isso com muita música boa pra dialogar com nossa discussão.
Com apresentação de João Victor e Matheus Martins.
Seguimos com a nossa série de entrevistas com discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. No programa de hoje recebemos o doutorando Éberton Costa, doutorando do PPGS. No doutorado, o Éberton pesquisa como as ações coletivas que estiveram na genese da RESEX Rio Iriri, em Altamira (PA), na Amazônia Oriental se ajustaram para a resistência das comunidades no contexto da pandemia de COVID-19. Além disso, nosso convidado de hoje conta um pouco sobre sua trajetória acadêmica. Animando o programa, segue a playlist que está super interessante, para nos deixar pensando ainda mais.
Com apresentação de João Victor e Thalia Marques
No programa de hoje, temos a honra de entrevistar César Barreira. César é sociólogo e professor da Universidade Federal do Ceará. Renomado pesquisador, é uma grande referência para o campo da Sociologia da Violência. Trabalha com temas ligados a violência e ao conflito social em formato multidisciplinar. Nessa entrevista diversos tópicos foram abordados, como o panorama da violência no Ceará e truques metodológicos para pesquisa de campo.
Com apresentação de Luiz Gustavo e João Victor
Este é o segundo e último programa, de uma série de programas, roteirizados e produzidos pelo PET em mais uma parceria com o Às Margens da Cidade. O segundo tema é “Linguagem Inclusiva”. Vamos juntos refletir
sobre esse tema?
Com apresentação de: Tatiane Maia, Brenda Raquel e Nicoly Diniz.
Nesta edição, quem toca é o PET Usina de Reflexão (UFSCar). Este é o primeiro programa, de uma série de dois programas, roteirizados e produzidos pelo PET, em mais uma parceria com o Às Margens da Cidade. O nosso primeiro tema é “Masculinidades”.
Com apresentação de: Alice Agnes e Lucas Rosa
Com uma vida cheia de nuances, alegrias e mistérios, a dona de “Meu nome é Gal” marcou gerações e conquistou muitos admiradores. Se não tivesse nos deixado, em 26 de setembro de 2023, Gal Costa completaria 78 anos. Por este motivo, o programa de hoje é uma espécie de tributo a essa grande voz da música popular brasileira.
Neste episódio, o “Às margens da cidade” realiza uma homenagem. No início deste mês de agosto de 2023, Caetano Veloso, grande nome da música brasileira, completou 81 anos. Esse programa é um tributo a Caetano, pelo seu aniversário, mas também por sua carreira que já ultrapassa mais de quatro décadas. Vem com a gente curtir esse momento cheio de música boa e reflexões de primeira.
Com apresentação de João Victor.
Nesta edição, dando continuidade à minissérie iniciada com o programa passado. Falaremos sobre “O homem que vendeu sua pele”, filme de 2020, dirigido pela diretora tunisiana Kaouther Ben Hania. O programa explora a circulação de mercadorias e pessoas no mundo globalizado, atentando para as relações entre presença e ausência nesses fluxos. Fluxos que, como veremos ao longo do programa, dependem de uma série de dispositivos, sempre em disputa.
Neste episódio, uma conversa sobre o filme Close, produção recente belga de 2022. Para isso, contamos com a presença de João Otávio Galbieri, mestrando em Sociologia pela UFSCar. O programa aborda questões de gênero e sexualidade, com foco na construção das masculinidades que norteiam o filme. A playlist está recheada de ótimas músicas para curtir o papo e refletir sobre estas temáticas!
Neste episódio, um tributo à vida e obra de Rita Lee, mulher brasileira que mais vendeu discos em nosso país. Rockeira progressiva que trouxe a grande mídia assuntos como gênero, sexualidade, drogas, juntamente a sons de muita qualidade com composições muito significativas e irônicas.
Com apresentação de Carol Marioti.
Neste programa, falamos sobre Maternidade e Parentalidade, dois assuntos que mesmo estando tão imersos no nosso cotidiano, merecem nossa atenção e rende muita ideia boa pra trocarmos. Apoio às mães, pais e cuidadores, respeito e fé nas crianças!
Com apresentação de Carol Marioti e Juliana Alcântara
No programa de hoje, o “Às Margens da Cidade” celebra os 25 anos do “Clandestino”(1998) de Manu Chao. Imigração, movimento e América Latina são as temáticas trazidas junto com muito ritmo.
Secos e Molhados têm sua estreia em 1973, chegando assim, ao marco de meio século. Nesse programa, homenageamos esse álbum envolvente que conta com vozes marcantes: João Ricardo, Ney Matogrosso e Gérson Conrad. Guiados por uma maquiagem extravagante e uma música envolvente, alavancaram grandes e críticos sucessos, bem como notoriedade e reconhecimento. Vem com a gente saber desse álbum grandioso e metafórico, cheio de música boa e reflexões a todo vapor.
Com apresentação de João Victor.
No último programa de 2022, o Às Margens da Cidade faz uma retrospectiva dos temas abordados no último ano, relembrando tudo de bom que tocou e os excelentes debates que os convidados proporcionaram aos ouvintes. Imperdível! Com apresentação de Juliana Alcantara.
Rádio UFSCar
Responde rapidamente
(16) 3351-8099
Rodovia Washington Luiz, Km 235 , nº S/N, Jardim Guanabara , São Carlos / SP
2024 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118