Nosso programa de hoje é um encerramento das atividades de 2024! Realizamos uma
retrospectiva dos temas que abordamos ao longo do ano e relembramos um pouco de como
foi nosso trabalho nessa temporada. Contamos também dos bastidores das gravações e outros
processos que envolvem a produção e divulgação do conteúdo. Tudo isso com muita música
boa, como sempre!
Apresentação de Matheus Martins, João Victor, Nayara Demari, Luiz Gustavo e Maria
Eugênia.
Neste Programa seguimos com a nossa série de programas entrevistando mulheres que pesquisam em contextos de violências, encarceramento e criminalização. No programa de hoje, o último da nossa série, recebemos Marina Medan, professora e pesquisadora argentina. A Marina é professora da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM) e pesquisadora do CONICET, na Argentina. É especialista em políticas sociais e de proteção de direitos com perspectiva de gênero para jovens em contextos de desigualdade. E agora ela está na UFSCar em uma estadia do Programa Institucional de Internacionalização da CAPES, o CAPES/PrInt. Entre as suas pesquisas atuais ela vêm investigando temas ligados à justiça juvenil e às formas de governo das juventudes de setores populares, partindo de políticas sociais e penais, no contexto da Grande Buenos Aires, na Argentina.
Com apresentação de João Victor e Thalia Marques.
Este Programa é o segundo dessa série de mulheres pesquisando em contextos de violência, encarceramento e criminalização. Na semana passada, recebemos Eugenia Cozzi, professora da Universidade de Rosário, Argentina. Nessa, recebemos Géraldine Bugnon, da Universidade de Fribourg, na Suíça. Sua pesquisa explora a regulamentação estatal de crianças "perigosas" e "em risco" em diferentes contextos sociais e legais. Ela realizou pesquisas sobre justiça juvenil e proteção à criança na Suíça, França e Brasil, e hoje nos conta um pouco sobre sua trajetória acadêmica, assim como sobre seus livros e projetos mais recentes.
Hoje começamos uma nova série de programas aqui no Às Margens da Cidade. Nesta série de três programas, estaremos entrevistando mulheres que pesquisam em contextos de violências, encarceramento e criminalização. Para inaugurar essa série hoje a gente está com uma convidada super especial: Eugenia Cozzi. A Eugenia é professora da Universidad Nacional de Rosario e pesquisadora do CONICET. É doutora em Antropologia pela Universidad de Buenos Aires e pesquisa a participação de jovens de setores populares no mercado de drogas ilegalizadas e de jovens em contextos de conflitividade letal. Atualmente, em conjunto com a professora Luana Motta, coordenadora do NaMargem, Eugenia pesquisa a participação de mulheres envolvidas no “mundo do delito” na América Latina.
Com apresentação de Thalia Marques e Matheus Martins.
Nosso programa de hoje finaliza essa série de integrantes do NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar apresentando suas pesquisas. Recebemos Nayara Demari, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia para bater um papo. Ela, que estuda familiares de pessoas presas, nos falará sobre sua trajetória de pesquisa, além das dificuldades de acesso que tem enfrentado. Do rap ao funk, nossa conversa é embalada com uma trilha sonora para refletir o sistema carcerário e a vida daqueles que são afetados por ele. Com apresentação de Luiz Gustavo.
No programa de hoje, continuamos no bloco sobre as pesquisas internas que estão sendo desenvolvidas dentro do NaMargem (Núcleo de Pesquisas Urbanas/UFSCar). João Victor e Matheus Martins apresentam suas pesquisas em andamento sobre masculinidades e mundo do crime; mercados ilegais e mercadorias políticas. Além disso, discutem um pouco sobre experimentações etnográficas e posicionalidades no trabalho de campo etnográfico.
Não perca este programa cheio de música boa e discussão de primeira.
Seguimos com a nossa série de entrevistas com pesquisadores do NaMargem, Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar. No programa de hoje recebemos Thalia Marques, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. No mestrado, Thalia estudou sobre a expansão do PCC para o Triângulo Mineiro (MG) e o impacto nas taxas de homicídios da região. Animando o programa, a playlist de hoje está repleta de artistas mineiros.
Com apresentação de Nayara Demari.
O programa de hoje dá início à nossa série de entrevistas com pesquisadores vinculados ao NaMargem, o Núcleo de Pesquisas Urbanas da UFSCar. Para esse primeiro programa, recebemos Luiz Gustavo Simão, Mestre em Sociologia pelo PPGS e pesquisador vinculado ao Núcleo. Luiz falará sobre suas pesquisas, que têm como objeto os leilões de veículos, e sobre sua trajetória acadêmica. Veremos como a confiança é central para esse mercado, acionada e - até mesmo - comercializada. A playlist, pensada pelo próprio entrevistado, nos embala nas matizes desta noite de segunda. Com apresentação de João Victor.
Esta edição inicia uma série de 2 episódios comemorativos de 40 anos de Hip Hop no Brasil. Neste programa fizemos uma retomada com foco no rap, um dos elementos do hip hop e conversamos sobre suas características e mudanças ao longo de sua história. Vem com nóis nessa conversa sobre rap acompanhada duma playlist que conta com vários clássicos e também com sons atuais que têm marcado a cena. Apresentação de Matheus Martins e Nayara Demari.
Este programa é o último dessa série sobre o hip hop, com foco no rap. Daremos um panorama geral do tema, passando pelas transformações das produções musicais nas e das periferias urbanas.. As músicas são o fio condutor que guia o nosso debate. Com apresentação de Luiz Gustavo.
Este programa dá continuidade à série de entrevistas com discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Hoje receberemos Bryan, que é atualmente mestrando. Graduado em Ciências Sociais (2022), foi bolsista FAPESP de iniciação científica (2020-2021) no projeto “Quem tem medo do Queermuseu: a associação da arte com a pedofilia na CPI dos Maus-Tratos”. Ele realiza pesquisa etnográfica em terreiros de umbanda no interior de São Paulo. O interesse do Bryan é investigar a influência da sexualidade no transe em dois terreiros de umbanda da cidade de São Carlos-SP, analisando se há diferenças entre um terreiro de umbanda tradicional, com proximidade ao catolicismo, e um terreiro de umbanda omoloko, com proximidade ao candomblé. Cola com nóis!
Seguimos com a nossa série de entrevistas com discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. No programa de hoje recebemos o doutorando Éberton Costa, doutorando do PPGS. No doutorado, o Éberton pesquisa como as ações coletivas que estiveram na genese da RESEX Rio Iriri, em Altamira (PA), na Amazônia Oriental se ajustaram para a resistência das comunidades no contexto da pandemia de COVID-19. Além disso, nosso convidado de hoje conta um pouco sobre sua trajetória acadêmica. Animando o programa, segue a playlist que está super interessante, para nos deixar pensando ainda mais.
Com apresentação de João Victor e Thalia Marques
Continuando a série de entrevistas com discentes do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar, o programa Às Margens da Cidade recebe Otávio Almeida, mestrando no PPGS. Atualmente sua pesquisa se concentra em compreender a construção da verdade sobre usuários de drogas por meio dos discursos de profissionais da elite judiciária. No episódio de hoje, Otávio conta sobre esse trabalho mais recente e sua trajetória acadêmica, abordando os temas como instituições de saúde mental, uso de drogas, desvio, controle social e violência. Tudo isso com muita música boa pra dialogar com nossa discussão.
Com apresentação de João Victor e Matheus Martins.
Nosso programa de hoje inicia uma série de entrevistas com mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Para dar início recebemos Vitória Wermelinger, doutoranda do PPGS. Victória tem se dedicado a investigar como a diversidade e a diferença cultural são tratadas nas políticas educacionais brasileiras. Ela falará sobre sua trajetória pessoal e acadêmica nas temáticas do seu incrível e instigante trabalho. A playlist que segue o programa está quentíssima, cheia de música boa, pra refletir ainda mais. Então bora lá?!
Com apresentação de João Victor E Thalia Marques
No programa de hoje, temos a honra de entrevistar César Barreira. César é sociólogo e professor da Universidade Federal do Ceará. Renomado pesquisador, é uma grande referência para o campo da Sociologia da Violência. Trabalha com temas ligados a violência e ao conflito social em formato multidisciplinar. Nessa entrevista diversos tópicos foram abordados, como o panorama da violência no Ceará e truques metodológicos para pesquisa de campo.
Com apresentação de Luiz Gustavo e João Victor
Este é o segundo e último programa, de uma série de programas, roteirizados e produzidos pelo PET em mais uma parceria com o Às Margens da Cidade. O segundo tema é “Linguagem Inclusiva”. Vamos juntos refletir
sobre esse tema?
Com apresentação de: Tatiane Maia, Brenda Raquel e Nicoly Diniz.
Nesta edição, quem toca é o PET Usina de Reflexão (UFSCar). Este é o primeiro programa, de uma série de dois programas, roteirizados e produzidos pelo PET, em mais uma parceria com o Às Margens da Cidade. O nosso primeiro tema é “Masculinidades”.
Com apresentação de: Alice Agnes e Lucas Rosa
Com uma vida cheia de nuances, alegrias e mistérios, a dona de “Meu nome é Gal” marcou gerações e conquistou muitos admiradores. Se não tivesse nos deixado, em 26 de setembro de 2023, Gal Costa completaria 78 anos. Por este motivo, o programa de hoje é uma espécie de tributo a essa grande voz da música popular brasileira.
Neste episódio, o “Às margens da cidade” realiza uma homenagem. No início deste mês de agosto de 2023, Caetano Veloso, grande nome da música brasileira, completou 81 anos. Esse programa é um tributo a Caetano, pelo seu aniversário, mas também por sua carreira que já ultrapassa mais de quatro décadas. Vem com a gente curtir esse momento cheio de música boa e reflexões de primeira.
Com apresentação de João Victor.
Nesta edição, dando continuidade à minissérie iniciada com o programa passado. Falaremos sobre “O homem que vendeu sua pele”, filme de 2020, dirigido pela diretora tunisiana Kaouther Ben Hania. O programa explora a circulação de mercadorias e pessoas no mundo globalizado, atentando para as relações entre presença e ausência nesses fluxos. Fluxos que, como veremos ao longo do programa, dependem de uma série de dispositivos, sempre em disputa.
Neste episódio, uma conversa sobre o filme Close, produção recente belga de 2022. Para isso, contamos com a presença de João Otávio Galbieri, mestrando em Sociologia pela UFSCar. O programa aborda questões de gênero e sexualidade, com foco na construção das masculinidades que norteiam o filme. A playlist está recheada de ótimas músicas para curtir o papo e refletir sobre estas temáticas!
Rádio UFSCar
Responde rapidamente
(16) 3351-8099
Rodovia Washington Luiz, Km 235 , nº S/N, Jardim Guanabara , São Carlos / SP
2024 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118