Pesquisadores do Instituto de Física da USP em São Carlos desenvolveram um sensor de papel capaz de detectar, em tempo real, a presença de pesticida em frutas e verduras. Para dar detalhes sobre essa inovação, o nosso convidado do Estação 953 desta segunda-feira, 27, foi o professor Osvaldo Novais de Oliveira Júnior.
Você já deve ter ouvido falar no Chat GPT né? A nova ferramenta de inteligência artificial virou sensação e pauta de discussões de especialistas de várias áreas. A partir de perguntas dos usuários, o novo programa pode elaborar textos jornalísticos, literários, roteiros de cinema, letras de música, poesias e muitos outros conteúdos. É o aprimoramento de sites de busca como o Google ou de assistentes virtuais como a Alexa. E para conversar sobre essa inovação, os riscos que ela traz se não for bem usada e os próximos passos da inteligência artificial, o do Estação 953 desta sexta-feira, 24, recebeu o professor Fernando Osório, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos.
Você sabe o que é um e-zine? Esse termo veio dos fanzines, que são pequenas revistas feitas por apaixonados em um determinado assunto que passam a fazer publicações. O e-zine, então, é o fanzine em formato eletrônico, disponível apenas virtualmente. E a UFSCar mantém um portal exclusivo com e-zines que falam sobre arte,ciência, cultura e sociedade, esportes, meio ambiente, saúde e qualidade de vida e tecnologia e que foram elaborados por estudantes de graduação. Para acessar o portal, é só entrar em e-zine.ufscar.br. O projeto começou na pandemia e chega à quarta edição com várias novidades. Para dar detalhes sobre o que vem por aí, o Estação 953 desta quinta-feira, 23, recebeu a docente do Departamento de Letras da UFSCar e coordenadora do projeto, Luciana Nogueira, e a estudante do Curso de Linguística e uma das tutoras do projeto, Mariana Santos.
Nesta quarta-feira, 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. E nesta semana, o Instituto Trata Brasil, divulgou a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil. O relatório aponta que 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada e 100 milhões não possuem acesso à coleta de esgoto. Além disso, em nível internacional, os oceanos sofrem com as mudanças climáticas e o despejo de plásticos e outros materiais, sendo que são responsáveis pela produção de metade do oxigênio do planeta.
Para analisar esses desafios o convidado do Estação 953 desta quarta-feira, 22, foi o professor Hugo Sarmento, do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar e responsável pelo Laboratório de Biodiversidade e Processos Microbianos.
O que traz felicidade? Dinheiro? Família? Saúde? Para responder a essas questões, foi realizada a segunda edição do Mapa da Felicidade do Estado de São Paulo, o maior estudo sobre o tema no país, coordenado pelo professor aposentado do Departamento de Estatística da UFSCar, Jorge Oishi.
Para entender os resultados da pesquisa, o professor foi o convidado do Estação 953 desta terça-feira, 21.
Pesquisadores do CDMF, o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar, constataram que o lodo gerado pelas estações de tratamento de água tem potencial para substituir a areia na construção civil. Além de evitar a poluição ambiental, a aplicação do lodo na construção civil pode reduzir a extração de matérias-primas como areia.
Para dar detalhes sobre o estudo, o convidado do Estação 953 desta segunda-feira, 20, foi o professor Emerson Rodrigues Camargo, Chefe do Departamento de Química a UFSCar e pesquisador do CDMF.
O Departamento de Fisioterapia da UFSCar está recrutando crianças e adolescentes com paralisia cerebral para uma pesquisa que busca analisar a atividade do cérebro desses voluntários durante o controle da postura. O objetivo é desenvolver novas abordagens para melhorar a qualidade de vida de quem tem a paralisia.
Para dar detalhes sobre esse estudo, a convidada do Estação 953 desta sexta-feira, 17, foi a graduanda em Fisioterapia pela UFSCar, Maria Julia Checo Melger, que está realizando essa pesquisa de iniciação científica.
Se você tem interesse em inscrever alguém, é só entrar em contato pelo whatsapp: (14) 99117-4624.
Um levantamento feito por pesquisadoras da UFSCar, da Universidade Federal de Pelotas e do Quilombo Aéreo (coletivo criado em 2019, para darvisibilidade aos profissionais negros da aviação civil) aponta que, em todo o Brasil, não há mulheres negras trabalhando como pilotas em companhias aéreas nacionais. Além disso, quando se leva em conta as comissárias de bordo, apenas 5% são mulheres negras.
Para trazer detalhes desse levantamento, a convidada do Estação 953 desta quinta-feira, 16, foi a LaiaraAmorim, comissária de bordo, pesquisadora e idealizadora do Quilombo Aéreo.
A Justiça de São Carlos negou o pedido da concessionária Rumo e manteve a proibição de buzina de trem no período da noite das 22h às 6h. E os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida por cientistas da UFSCar foram decisivos para se chegar a esse veredicto. Para falar sobre essa decisão e sobre a parceria entre o Ministério Público e o Centro de Estudos em Democracia Ambiental, o CEDA da UFSCar, o Promotor do Meio Ambiente de São Carlos, Flávio Okamoto, foi o convidado do Estação 953 desta quarta-feira, 15. Você também confere uma entrevista com a pesquisadora Beatriz Grotto, responsável pelo estudo e com o professor Celso Maran, coordenador do CEDA/UFSCar.
Empreender traz felicidade? Para responder a essa pergunta, um grupo de empresários se uniu e mapeou o índice de felicidade do empreendedor de São Carlos. Ao todo, foram feitas 390 entrevistas e 58% dos entrevistados declararam ser felizes.
Para comentar esses e outros dados, o Estação 953 recebe o professor Jorge Oishi, docente aposentado da UFSCar e um dos coordenadores do levantamento.
A USP lançou o Projeto Cientistas do Amanhã – Jovens Negros, para promover a maior participação dos estudantes afrodescendentes em atividades de pesquisa. O projeto faz parte do Programa Vem para USP, que há 10 anos, incentiva estudantes do Ensino médio de escolas públicas a participar de iniciativas que estimulem o ingresso às universidades. Para dar detalhes sobre essas atividades, o Estação 953 recebeu, nesta segunda, 13, o coordenador do programa Vem pra USP, o professor Antônio Carlos Hernandes.
Os Estados-membros da ONU assinaram um acordo histórico para a proteção da vida marinha. O novo tratado determina, por exemplo, que pelo menos 30% dos oceanos se transformem em áreas protegidas até 2030 (atualmente, apenas 1,2% está sujeito a medidas de conservação).
O Brasil foi decisivo nas negociações, que contou com a colaboração técnica do professor Hugo Sarmento, do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar e responsável pelo Laboratório de Biodiversidade e Processos Microbianos.
E o professor foi o convidado do Estação 953 desta sexta-feira, 10, para explicar a importância desse novo acordo para preservação da biodiversidade e no combate à biopirataria.
Estão abertas as inscrições para o Report Sanca Hub, um mapeamento das startups e empresas de tecnologia, ONGs e grupos de voluntariado, organizações universitárias, espaços de inovação e coworkings em São Carlos.
Para dar detalhes sobre a importância desse raio-x, o Espaço 953 recebeu, nesta quinta-feira, 9, o João Resende, da Liga de Empreendedorismo, organização estudantil responsável pelo levantamento.
Para fazer parte do Report Sanca Hub é só clicar aqui.
O projeto social e artístico “Eu Canto Minha África” oferece aulas de canto coral, ritmos musicais, introdução à dança, resgate de costumes (formas de se trançar os cabelos, uso deturbantes, modos de se vestir, uso de assessórios e adereços), dialetos africanos, conversas com personalidades negras e negros e muito mais! Podem participar crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos e os encontros são gratuitos.
Para falar sobre o “Eu Canto Minha África”, o Estação 953 recebeu a idealizadora, coordenadora e produtora do projeto, Dnize Castro, e a cantora e regente, Nara Dom.
Se você ficou interessado no projeto, é só entrar em contato pelos telefones: (16) 99791-1715 ou (16) 3371-8886.
Uma pesquisa de doutorado do Departamento de Fisioterapia da UFSCar está investigando o efeito de diferentes modalidades de exercícios para amenizar os sintomas da Doença de Parkinson. Para isso, estão convidadas pessoas entre 40 e 80 anos, com diagnóstico da doença, para participarem do estudo. Quem se tornar um voluntário, vai passar por exercícios supervisionados e avaliações físicas e de atividade cerebral.
A pesquisadora Anna Carolyna Gianlorenço, que está conduzindo o estudo, é a convidada do Estação 953, para dar detalhes sobre a pesquisa e sobre a Doença de Parkinson.
Para se inscrever, é só fazer o agendamento, enviando uma mensagem para o whatsapp (16) 3351-8628. O prazo para se inscrever termina em abril.
O Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar @nucleoouroboros foi selecionado para apresentação no Congresso de Comunicação Pública da Ciência que, neste ano, será realizado em abril na Holanda. É a quarta vez que o núcleo participa do evento e representa, nessa ocasião, a diversidade e inclusão em um projeto de extensão na UFSCar, sendo o único do Brasil com a performance. O encontro é umas das principais conferências mundiais em comunicação e ciência no mundo.
A Coordenadora do Núcleo Ouroboros, Karina Omuro Lupetti, foi a convidada do Estação 953 desta sexta-feira, 3, para explicar como vai ser essa participação em Roterdam na Holanda e falar também sobre a trajetória do núcleo, que completa 20 anos em 2024.
A Semana de Imagem e Som da UFSCar começa na próxima segunda-feira, 6, com uma programação super vasta, com exibição de longas e curtas, oficinas com profissionais do audiovisual, mesas-redondas e muito mais! A programação é aberta ao público e as atividades vão acontecer em vários espaços dentro da UFSCar.
Para deixar você por dentro dos destaques da programação, a jornalista Alessandra Kuba recebeu, no “Estação 953”, as universitárias envolvidas na equipe de organização do festival, Ana Luísa Carreira de Santiago, Equipe de Divulgação; Ana Paula Vidorette Apolari, Equipe de Divulgação; Luísa Bandos Lourenço, Equipe de Curadoria e Ana Clara Fernandes Menezes, Equipe de Produção.
O reajuste de 40% nas bolsas de mestrado e doutorado, anunciado pelo governo federal no dia 16 de fevereiro, passa a valer a partir deste mês de março. As bolsas não eram reajustadas há 10 anos. No caso do mestrado, o valor passa de R$ 1,5 mil para R$ 2,1 mil. No doutorado, de R$ 2,2 mil para R$ 3,1 mil. Já nas bolsas de pós-doutorado, o acréscimo será de 25%, com aumento de R$ 4,1 mil para R$ 5,2 mil.
Os novos valores valem tanto para as bolsas pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), quanto aquelas pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Ao vivo, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Constante Martins, falou sobre o impacto desse aumento na manutenção das pesquisas desenvolvidas na universidade.
Rádio UFSCar
Responde rapidamente
(16) 3351-8099
Rodovia Washington Luiz, Km 235 , nº S/N, Jardim Guanabara , São Carlos / SP
2023 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118