Começa neste sábado, 23, no SESC mais uma edição da Semana Move, com várias atividades de graça para estimular a prática de esportes e para combater o sedentarismo. Neste ano, o tema é “Faça desse movimento um hábito!”.
Para contar detalhes sobre o que vai rolar ao longo desse projeto, o convidado do Estação 953 desta sexta-feira, 22, é o monitor de esportes do Sesc, Leandro Neves Valeta.
Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer. A estimativa é de que, no Brasil, existam mais de 1,2 milhão de pessoas diagnosticadas com a doença. No mundo, são cerca de 35 milhões e seiscentas mil, com Alzheimer. Para marcar a data, o Departamento de Gerontologia da UFSCar, em parceria com a Prefeitura e a Associação Brasileira de Alzheimer, promove nesta semana uma série de atividades de graça para chamar a atenção para a importância de se conhecer os sintomas e as formas de tratamento da doença e os cuidados com os cuidadores. Para trazer detalhes sobre essas atividades, a convidada de hoje do Estação 953 é a professora Aline Gratão, do Departamento de Gerontologia da UFSCar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. Para falar sobre os sinais que possam identificar e dar a apoio a quem precisa de ajuda e para falar sobre as ações desenvolvidas na UFSCar, o convidado desta quarta-feira, 20, do Estação 953, é o vice-coordenador da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental da UFSCar, Ricardo Oliveira.
O Projeto Pequeno Cidadão da USP atende crianças de famílias em vulnerabilidade social, oferecendo atividades como esporte, dança, lazer e de reforço escolar. E as inscrições para participar estão abertas.
Para dar detalhes sobre o projeto e explicar quem pode participar, a convidada desta terça-feira, 19, é a Coordenadora Pedagógica, Elaine Trimer.
O PNI, Programa Nacional de Imunizações, um dos mais bem-sucedidos programas de vacinação do mundo, completa 50 anos nesta segunda-feira, 18 de setembro.
Considerado uma referência pela Organização Mundial de Saúde, o PNI foi criado em 1973 e atualmente é responsável por distribuir cerca de 300 milhões de doses de vacina, soros e imunoglobulinas por ano.
Para falar sobre a importância desse programa e sobre os impactos que teve na vida de todos nós, brasileiros, ao longo dessas 5 décadas, o convidado do Estação 953 é o professor do Departamento de Medicina da UFSCar, Bernardino Alves Souto.
No começo deste mês, a justiça mandou a Secretaria da Educação de São Paulo suspender a liberação de material didático digital, depois que foram constatados erros, com informações, por exemplo, de que haveria praias na cidade de São Paulo, de que a água pode transmitir a Doença de Parkinson e de que Dom Pedro II, e não a Princesa Isabel, teria assinado a Lei Áurea. Em agosto, o governo de São Paulo também havia anunciado que recusaria os livros do Programa Nacional do Livro Didático, substituindo por materiais digitais. Mas outra decisão judicial fez com que o governo recuasse da decisão.
Para entender a polêmica e os impactos para a educação paulista, os convidados desta sexta-feira, 15, do Estação 953, são o professor Vinício Carrilho Martinez, do Departamento de Educação da UFSCar, e o professor Marlon Pessanha, Coordenador do Núcleo de Formação de Professores da UFSCar.
O Programa Atleta do Futuro está com vagas abertas para judô, kung fu, futebol feminino e triathlon e todas as modalidades são de graça. Podem se inscrever crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
Para dar mais detalhes sobre o programa, eu recebo hoje ao vivo aqui no nosso estúdio da Rádio UFSCar, o Coordenador de Qualidade de Vida do SESI, Marcelo Garuffi Santos.
A AMOR, Associação dos Moradores e Amigos dos Jardins Santa Paula, Nova Santa Paula, Hikare e Centenário, está completando 20 anos.
E para falar sobre a atuação desse grupo em São Carlos e sobre como associações como essa podem fazer diferença para as comunidades que representam, os convidados desta quarta-feira, 13, do Estação 953, são José Antônio Salvador e Nivaldo Nale, integrantes da AMOR.
O Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFSCar teve três propostas aprovadas na chamada para Equipamentos Multiusuários para Uso Científico da FAPESP. Ao todo, 31 projetos foram selecionados em todo o Brasil.
Para explicar a importância desses recursos para o desenvolvimento de inovações e para a produção científica de forma geral, os convidados de hoje do Estação 953 são o Presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; o Pró-Reitor de Pesquisa da UFSCar, Pedro Fadini, e o professor do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, Piter Gargarella, que foi um dos contemplados pelo edital.
Para marcar o Dia Mundial da Limpeza, pesquisadores e estudantes da UFSCar, alunos da USP, associações de moradores, Ongs, Diretoria Regional de Ensino, SESC, Pastoral da Ecologia da Diocese de São Carlos e Prefeitura se uniram para realizar mutirões para coleta de resíduos em ruas, calçadas, terrenos, parques, praças e margens de rios. A ação vai ser realizada no domingo, 17 de setembro, a partir das 9h.
Para explicar como vão funcionar os mutirões e de que forma é possível participar, os convidados desta segunda-feira, 11, do Estação 953 são a presidente da AMOR, Associação dos Moradores e Amigos dos Jardins Santa Paula, Nova Santa Paula, Hikare e Centenário, Claudia de Mori; Denise Scatolini, da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias de São Carlos; Marilia Faustino, da Diretoria Regional de Ensino; e Rosana Segnini, da Associação dos Amigos do Parque do Bicão e Córrego do Medeiros e integrante do Fórum de Cidadãos Participantes (criado por pesquisadores da UFSCar).
O presidente Lula assinou a medida provisória para taxar os super-ricos. O texto prevê uma cobrança de 15% a 20% sobre os rendimentos dos chamados fundos exclusivos. A mudança deve afetar cerca de 2 mil e 500 brasileiros, ou seja, 0,001% da população brasileira.
Outra mudança foi a aprovação da nova faixa de isenção do imposto de renda. Com a medida, quem ganha até R$ 2.640 por mês não paga mais Imposto de Renda. Antes, a isenção se dava até R$ 1.903.
Para analisar essas duas mudanças econômicas recentes, a convidada do Estação 953 desta quarta-feira, 6, é a professora do Departamento de Economia da UFSCar em Sorocaba e nossa colunista do Fala Cientista, Decifrando o Economês, Aniela Carrara.
A cúpula do Brics, bloco composto por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, anunciou a entrada de novos países. Agora, Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã também fazem parte do grupo.
Para entender o que muda com a chegada desses novos países-membro, o convidado desta terça-feira, 5, no Estação 953, o professor do curso de Economia do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar em Sorocaba, José Eduardo de Salles Roselino Júnior.
O filósofo, escritor e doutor em educação, Mário Sérgio Cortella, estará em São Carlos neste mês para apresentar a palestra “Ser humano é ser junto (vida, convivência e sentido)”. O evento acontece no dia 26 de setembro, às 19h, no Oasis Eventos. E todos os recursos arrecadados serão destinados a projetos sociais de São Carlos.
Para trazer detalhes sobre o evento, a convidada desta segunda-feira, 4, do Estação 953, é a Isa Hamra, sócia fundadora do coworking Wikilab, que é um dos realizadores do evento.
Setembro está começando e com ele, a campanha de conscientização pela doação de órgãos, conhecido como Setembro Verde. Mais de 65 mil brasileiros estão à espera por um transplante atualmente, uma das maiores filas do mundo. Mas o Brasil é o segundo país que mais realiza esse tipo de procedimento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, em que os transplantes são privados.
Para entender como funcionam esses procedimentos no país e como funciona a fila, quem tem prioridade e quais tipos de órgãos mais transplantados, a convidada desta sexta-feira, 1, do Estação 953, é a professora em Cirurgia Hepática e Transplante de Fígado do Departamento de Cirurgia da Unicamp, Ilka Boin, que compõem também a Diretoria da ABTO, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.
Cientistas da UNESP em Araraquara desenvolveram um novo tratamento para a psoríase, doença de pele que atinge cerca de 5 milhões de brasileiros. O novo curativo é feito de borracha natural e aloe vera. Além de o custo ser menor, o novo tratamento apresenta outras vantagens, como a facilidade na aplicação.
Para dar detalhes sobre o novo tratamento, a convidada do Estação 953 desta quarta-feira, 30, é a pesquisadora Giovana Pegorin, do Programa de Biotecnologia e do Grupo de Bioengenharia e Biomateriais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, que conduziu o estudo.
O Projeto MINHA, que oferece apoio psicológico e jurídico para mulheres em situação de violência, foi um dos vencedores do Prêmio Ford, que reconhece 8 projetos inovadores de impacto social, desenvolvidos por times da Enactus de todo o Brasil. Além de ficar no Top 6 do prêmio Sociedade Sustentável da Sumitomo Chemical e no Top 5 do Handover, programa de aceleração da rede Enactus. Para trazer detalhes sobre o projeto e falar sobre os 3 prêmios, os convidados do Estação 953 desta quarta-feira, 30, são a líder do Projeto Minha, Mariana Biondi Batajelo e os integrantes do time Enactus São Carlos, Henrique Bazzanella Duarte e Agnes Oriani Loureiro.
O Supremo Tribunal Federal marcou para a amanhã, dia 30 de agosto, a retomada do julgamento do processo que trata da constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas.
Paralelamente a isso, na semana passada, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado aprovou o projeto de lei que estabelece o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, com 13 votos favoráveis e três contrários.
Para entender a diferença dessas duas decisões e como elas impactam, de fato, a vida de todos nós, eu recebo hoje aqui no Estação 953 o professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar, Pedro Lolli.
O novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, pela primeira vez, vai destinar recursos para os hospitais universitários federais. O investimento de um bilhão e meio de reais será gerenciado pela EBSERH. Desse montante, o Hospital Universitário da UFSCar deve receber cerca de 24 milhões de reais.
Para explicar em que setores esses recursos devem ser aplicados e como isso deve impactar no atendimento em saúde da região, o convidado desta segunda-feira, 28, é o Superintendente do HU, Fábio Neves.
O Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurológica (LaFiN) do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar está convidando voluntários que tenham tido AVC para um estudo que pretende desenvolver um programa de exercícios físicos para trazer mais qualidade de vida para esses pacientes. Quem se candidatar, vai passar por avaliações, exames do coração, cérebro e sangue e atividades físicas de graça.
Para trazer mais detalhes sobre o estudo, a convidada desta sexta-feira, 25, do Estação 953, é a pesquisadora em Fisioterapia Neurofuncional da UFSCar, Marluci Feltrin.
A CUCO 2023, Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades está na sétima edição e, neste ano, bateu um recorde: mais de 140 mil estudantes se inscreveram para as provas, o maior número registrado em 6 anos de projeto.
As provas já começaram e terminam amanhã e a competição oferece aos estudantes da rede pública a possibilidade de se familiarizar com a dinâmica dos principais vestibulares do país.
Para dar mais detalhes sobre o projeto, o convidado desta quinta-feira, 24, do Estação 953, é o coordenador geral do Programa Vem Saber, responsável pela competição, o professor Antonio Carlos Hernandes.
Há exatos 16 anos, a Rádio UFSCar entrava no ar com o slogan “Escute Diferente”, a emissora educativa se consolidou com uma grade diferenciada, marcada pela divulgação de artistas independentes e de vanguarda e com programas feitos pela comunidade, por meio de chamadas públicas. Em 2023, além da ampliação da programação jornalística, o sinal da Rádio UFSCar ganhou recentemente maior qualidade e potência, alcançando todo o município de São Carlos e as cidades vizinhas. Para falar sobre a história da rádio educativa e sobre as conquistas recentes da emissora, o convidado desta quarta-feira, 23, do Estação 953, é o Diretor Artístico da Rádio UFSCar, Diego Doimo.
Rádio UFSCar
Responde rapidamente
(16) 3351-8099
Rodovia Washington Luiz, Km 235 , nº S/N, Jardim Guanabara , São Carlos / SP
2023 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118