Neste episódio, um tributo à vida e obra de Rita Lee, mulher brasileira que mais vendeu discos em nosso país. Rockeira progressiva que trouxe a grande mídia assuntos como gênero, sexualidade, drogas, juntamente a sons de muita qualidade com composições muito significativas e irônicas.
Com apresentação de Carol Marioti.
Neste programa, falamos sobre Maternidade e Parentalidade, dois assuntos que mesmo estando tão imersos no nosso cotidiano, merecem nossa atenção e rende muita ideia boa pra trocarmos. Apoio às mães, pais e cuidadores, respeito e fé nas crianças!
Com apresentação de Carol Marioti e Juliana Alcântara
No programa de hoje, o “Às Margens da Cidade” celebra os 25 anos do “Clandestino”(1998) de Manu Chao. Imigração, movimento e América Latina são as temáticas trazidas junto com muito ritmo.
Secos e Molhados têm sua estreia em 1973, chegando assim, ao marco de meio século. Nesse programa, homenageamos esse álbum envolvente que conta com vozes marcantes: João Ricardo, Ney Matogrosso e Gérson Conrad. Guiados por uma maquiagem extravagante e uma música envolvente, alavancaram grandes e críticos sucessos, bem como notoriedade e reconhecimento. Vem com a gente saber desse álbum grandioso e metafórico, cheio de música boa e reflexões a todo vapor.
Com apresentação de João Victor.
No último programa de 2022, o Às Margens da Cidade faz uma retrospectiva dos temas abordados no último ano, relembrando tudo de bom que tocou e os excelentes debates que os convidados proporcionaram aos ouvintes. Imperdível! Com apresentação de Juliana Alcantara.
Nesta edição, recebendo os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, Gabriel Cameran, integrante do NaMargem (Núcleo de Etnografias Urbanas) e do LAFRONT (Laboratório de pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais). Partindo de uma perspectiva etnográfica, Gabriel, vem observando as continuidades e descontinuidades nas rotas das mercadorias com camelôs. Vêm com a gente curtir uma playlist incrível, e uma pesquisa sensacional.
Com apresentação de João Victor.
Nosso programa de hoje, que dá continuidade à série de entrevistas com mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, recebe Bruno Benichio. Bruno investiga as lógicas de relacionamentos sugar, partindo de relações heterossexuais. Na nossa conversa, ele falará sobre sua trajetória até chegar ao seu tema atual de pesquisa, que segue em andamento, além de compartilhar conosco achados de sua pesquisa.
No programa de hoje, dando continuidade às entrevistas com os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, recebemos Desirée Marques. Tomando como base o período da pandemia, realizando análise documental, Desirée investiga como este momento afetou a legitimidade do poder judiciário. Além disso, nossa conversa trata da da trajetória acadêmica de Desirée e de como ela vem lidando (e se afetando) com sua atual pesquisa. A playlist que segue está quentíssima, com várias músicas, desde as atuais até as mais antigas.
Apresentação de João Victor
Nosso programa de hoje inicia uma série de entrevistas com mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar. Para dar início recebemos João Pedro Perin. João desenvolve uma pesquisa sobre os bikeboys e bikegirls, entregadores de aplicativo que possuem bicicletas como meio de locomoção. Ele falará sobre sua trajetória pessoal e acadêmica nas temáticas do trabalho, além de condições e características desses entregadores e do que está observando acompanhando-os em sua pesquisa. Nossa conversa segue para a seleção de músicas, que versam sobre desigualdades sociais, trabalho e cidade.
No programa de hoje, o “Às Margens da Cidade” recebe os alunos do Projeto Guri da cidade de Santa Gertrudes. Com o tema “Cidades e comunidades sustentáveis”, os alunos construíram roteiro, playlist e arte de divulgação na Oficina Socioeducativa “Rádio Guri”. A apresentação fica por conta dos próprios alunos, representados por Heloisa Helena Bocato, Nara Assis Bellão, Maysa Santana, Annelise Magalhães, Daniel Matheus Silva, Ana Julia Andrade, Sthefanny de Oliveira, Lucas Corpa e Evelyn Castro.
No programa de hoje, o “Às Margens da Cidade” traz a potente mistura da guitarra baiana
com o sound system jamaicano do Baiana System. Esse grupo criado em Salvador, com
aposta em mistura vertiginosa de sons brasileiros, jamaicanos e africanos, representará o
fechamento da mini série de 3 programas sobre música e política nacional. A sonoridade
urbana e afro diaspórica vem junto com as letras que referenciam a ancestralidade, o
folclore, a dinâmica urbana das cidades brasileiras, em especial de Salvador, e a simbologia
do “sulamericano”. Potência e autenticidade musicais importantes para pensar e sentir o
político no Brasil ontem, hoje e amanhã. Apresentação de Nicolau Musa
No programa Às Margens da Cidade de hoje seguimos com nosso debate sobre Música e Política Nacional, trazendo a banda Ratos de Porão e seu punk hardcore aliado a altas doses de crítica social e política.
No programa de hoje, o “Às Margens da Cidade” traz o disco “Espiral de Ilusão”, lançado por Criolo em 2017. Com 10 sambas inéditos, neste trabalho o artista se consagra como um dos grandes nomes da música brasileira contemporânea, trazendo crítica, força e sensibilidade. Apresentação de Carolina Hummel.
Dando sequência a parceria entre o NaMargem e o PET Usina de Reflexão, hoje falamos de um tema super especial: Funk, Juventude e Periferia. Tentando refletir e mostrar a ascendência do gênero musical no Brasil, é feita uma espécie de trajetória do funk: Começamos falando do funk carioca, chegando ao funk ostentação, e por fim indo para um momento de ascendência das cantoras e empoderamento feminino. Com muita música boa e reflexões a todo vapor. Com apresentação de João Victor
Nesta edição, quem toca é o PET Usina de Reflexão (UFSCar). Este é o primeiro programa, de uma série, roteirizado e produzido pelo PET, em mais uma parceria com o Às Margens da Cidade. A pauta da vez é: encarceramento.
Apresentação de: Bruna Soares
Nesta edição do Às Margens da Cidade recebemos Adriano, também conhecido como Lil Dri, e André, o MC André SK. Este é mais um programa em parceria com o Salesianos, instituição que cuida das medidas socioeducativas em São Carlos, atendendo os jovens nos programas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. Nossos convidados falam sobre suas referências musicais e suas inspirações para compor.
Apresentação de Juliana Alcantara.
O Às Margens da Cidade segue agora com a participação do Salesianos São Carlos. No
programa de hoje, recebemos Dri, André e Du para falar sobre a cena são-carlense e a
realidade dos jovens mc\'s em 2022.
Com apresentação de Carolina Hummel e Juliana Alcantara.
O Às Margens da Cidade inicia um novo bloco temático, dessa vez para discutir o rap e o funk do interior. Neste programa de abertura, o programa traz produções de artistas independentes apresentando seus diversos estilos, sonoridades e temáticas.
Com apresentação de Carolina Hummel.
No programa de hoje, o Às Margens da Cidade, homenageia “Construção”, álbum de Chico Buarque, que completou 50 anos em 2021. Esse álbum é fruto do período de exílio de Chico na Itália, bem como de um curto momento de sua volta ao Brasil. Cheio de referências, críticas e elementos, “Construção” é tido como um dos grandes trabalhos da carreira de Chico Buarque, onde os afetos e as denúncias sociais se misturam. Com apresentação de João Victor.
Às Margens da Cidade #162
Programa em homenagem aos 50 anos do álbum “O Samba é a Corda… os Originais e Caçamba”, do grupo Os Originais do Samba. O programa passeia pelo álbum desse grupo formado por diversos importantes sambistas da antiga geração, trazendo mais um pouco do samba dos anos 1970 para a rádio UFSCar. Com apresentação de Nicolau Musa.
Veiculado em 25 de julho de 2022
Continuando nosso “Especial: álbuns que completam 50 anos”, o Às Margens da Cidade celebra a obra de Elis Regina. O álbum Elis de 1972, conhecido como “o disco da cadeira”, traz produções musicais com frescor e melancolia que ficaram marcados eternamente na música brasileira. Com apresentação de Caroline Marioti.
Rádio UFSCar
Responde rapidamente
(16) 3351-8099
Rodovia Washington Luiz, Km 235 , nº S/N, Jardim Guanabara , São Carlos / SP
2025 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118