Na edição desta sexta-feira, 22, o Diego Doimo conversa com o cantor e violonista Gui Silveiras, que se apresenta nesta sexta-feira, 22, no Sesi São carlos, às 20h. Ele vem para são carlos com o espetáculo “Viva Gil”, em que faz releituras dos clássicos de Gilberto Gil, com a pegada do forró.
Na edição desta quinta-feira, 21, do Polifonia, o Diego Doimo conversa com o Coordenador de Qualidade de Vida do Sesi, Marcelo Garuffi, sobre os editais abertos pelo SESI em Artes Cênicas, Artes Visuais e Música.
O polifonia desta terça (19) conversou com a escritora Paola Giometti sobre seus livros de fantasia polar.
Na edição desta segunda-feira, 18 do Polifonia, o Diego Doimo bateu um papo com os escritores Celina Bodenmüller e Luiz Eduardo Anelli. Os dois participam de um encontro com autores na Biblioteca Euclides da Cunha na Vila Prado, em São Carlos, na quarta-feira, 20, a partir das 14h.
Nesta sexta-feira, 15, Diego Doimo recebe Carla Silva e Fernanda Ribeiro que falam da exposição "Fissuras que curam: dos silenciamentos às urgências do gênero que sangra". A exposição está na Biblioteca Comunitária da UFSCar, até o dia 29 de setembro.
No Polifonia desta quinta-feira, 14, Diego Doimo conversa com o professor da UFSCar em Sorocaba, Zari Ferragi. Ele fala a exposição “Rostos etíopes, uma leitura da etiópia, o teto da África”
Na edição desta quarta-feira, 13, do Polifonia, Diego Doimo conversacom o baterista Paulo Almeida, que está lançando o novo álbum "Oferenda". Paulo nasceu em Bauru, se formou noConservatório de Tatuí e por muitos anos, trabalhou em projetos, bares e restaurantes em São Carlos. Mudou-se para Suíça em 2019,para o renomado programa Focus Year e depois ingressou nauniversidade Jazz Campus de Basel onde vem atuando como professor.
Na edição desta terça-feira, 12, do Polifonia, Diego Doimo conversa com a cantora Regina Dias. Ela fala sobre o novo single “A Flor e o Espinho”, uma parceria com o maestro Paulo Calasans.
Na edição desta segunda-feira, 11, Diego Doimo conversa com a Carolina Motta Borgonove e com a Lara Padilha, do Coletivo São Carlos Sem Rodeios. Elas falaram sobre o trabalho que vêm realizando para conscientizar a população sobre as tentativas de regulamentação dos rodeios e de outros eventos com animais em São Carlos.
Na edição de hoje, Diego Doimo conversa com Beto Neves e Daniel Matos, membros da banda Beatles Again, de Araraquara. A banda fala sobre a carreira e sobre a participação no evento de bandas de beatles cover, que acontece no Cavern Club, em Liverpool, no Reino Unido.
Até o dia 6 de outubro, a UFSCar apresenta na cidade de Vinhedo (SP) a exposição fotográfica \"Rostos Etíopes - Uma leitura da Etiópia, o Teto da África\", composta por imagens que discutem uma narrativa a respeito da diversidade da Etiópia, país africano situado no chamado Chifre da África.
As fotos fazem parte de um projeto encabeçado pelo fotógrafo brasileiro Zare Ferragi, nome artístico do professor Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, em parceria com a fotógrafa etíope Terhas Berhe. São retratos capturados em Lalibela, Awassa, Addis Abeba e Shashamene (capital não oficial dos Rastafaris), dentre outras, que contrastam aspectos do cotidiano etíope e revelam as diversas culturas presentes no país.
A mostra tem a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Vinhedo e pode ser visitada no saguão do Memorial do Imigrante (Av. dos Imigrantes, 605 - Jardim Italia). A entrada é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O projeto contou com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e da Embaixada da Etiópia, e teve a participação de estudantes de graduação voluntários do curso de Turismo da UFSCar.
A exposição também pode ser acessada online, em Português - https://rostosetiopes.weebly.com/ e em Inglês - https://ethiopianfaces.weebly.com/.
Na edição desta segunda-feira, 4, Diego Doimo conversa com o professor Vinício Carrilho Martinez do Departamento de Educação da UFSCar. Em pauta, o livro “A Destruição da Política”, escrito pelo professor e que acaba de ser lançado.
Na edição desta sexta-feira, 1, o Diego Doimo conversa com o Marcelo Masagão para falar sobre o minuto escola, um curso de formação em audiovisual, uma oportunidade para professores da rede pública de todo o Brasil.
Na edição desta quinta-feira, 31, do Polifonia, a Alessandra Kuba conversou com o Professor do Curso de Imagem e Som da UFSCar, Leonardo Andrade, sobre a estreia do live-action "One Piece", uma releitura de um dos maiores animes de todos os tempos.
Na edição desta quarta-feira, 30, o Diego Doimo conversa com o baixista do \"Pó de Café\", Bruno Barbosa. O grupo de jazz se apresenta hoje no Teatro Municipal de São Carlos, de graça, às 20h.
O Diego Doimo conversa com a diretora, atriz e escritora, Vanessa Prieto sobre a websérie dirigida por ela, “Se esse Parque Falasse”. A produção acompanha, em 5 episódios, os passeios diários de um idoso e da cuidadora dele ao parque da água branca, em São Paulo, e as histórias criadas por eles.
A Ecofalante é uma OSC socioambiental fundada em 2003 que atua na área
da cultura - em especial com cinema - e da educação, seus projetos são
desenvolvidos por meios de uma rede de parcerias. Seu principal projeto é a Mostra
Ecofalante de Cinema Ambiental, que ocorre todo ano, em Junho, em São Paulo, e
faz itinerâncias durante todo o ano. A partir da curadoria da Mostra, a Ecofalante
desenvolve uma série de projetos ao longo do ano na área de educação, exibindo
filmes, organizando debates e realizando formações de professores em escolas,
universidades e equipamentos culturais.
Na edição desta sexta-feira, 25, do Polifonia, Diego Doimo conversa com a escritora, dramaturga e roteirista Maíra Oliveira. Ella fala da experiência no desenvolvimento de séries e longas para diversos players como Canal Brasil, Globoplay, Prime Video e Disney+. E também sobre a oportunidade de trabalhar como roteirista da adaptação audiovisual do livro \"Quarto de Despejo\" de Carolina Maria de Jesus.
No Polifonia de hoje, Diego Doimo recebe nos estúdios da rádio UFSCar, os Alunos Milene e João, alunos do Curso de Imagem e Som. Eles contam as suas vivências e o que o curso pode oferecer para quem tem o desejo de realizar o mesmo. Confira mais no nosso podcast.
No Polifonia de Hoje, Diego Doimo conversa com Léo Oliveira e Luana Krempi, sobre o espetáculo “Erros” que acontece hoje a noite, às 20h00, no teatro municipal de São Carlos. Falam também de formação e do coletivo balanço de corda, um coletivo de teatro idealizado por eles. Saiba mais no nosso podcast.
Professores no divã – histórias que inspiram outras histórias” é uma coletânea de artigos desenvolvidos por especialisas na área da educação, compartilhando experiências de vida, trajetórias e narrativas de sucesso e fracasso, mas sobretudo de conhecimentos. A curadoria é de Hojana Pavani e Renato Paulo Schmidt, com publicação pela Pragmatha Editora. Confira o prefácio, assinado pela diretora da Pragmatha, Sandra Veroneze.
O que estou fazendo da minha vida? Como quero estar daqui cinco ou dez anos? O que me trouxe até aqui ainda faz sentido? Ao final da minha trajetória, terei me orgulhado da jornada ou ficarei na nostalgia de tanto mais que poderia ter vivido, vibrado, mas preferi a segurança e o conforto do conhecido e familiar?
Pelo menos uma vez na vida nos deparamos com estas perguntas. E quanto maior o sofrimento, a inquietação e a angústia, maior o potencial de transformação que este instante traz. Muitas vezes temos a ilusão de que a vida é linear e qualificamos o foco, colocamos cada vez mais energia na busca de nossas metas, sonhos e objetivos… Pagamos todos os preços! E de repente estamos diante do espelho nos perguntando por que os resultados não aparecem ou, simplesmente, por que quando chegaram não trouxeram aquela felicidade e satisfação eternos que imaginamos estar contidas neles. Às vezes, neste momento, estamos simplesmente exaustos.
Um ditado japonês diria a este vivente diante do espelho: atarimae. Ou seja, as coisas são como são. Simples assim. O que não significa, porém, que não podem ser mudadas! E aqui reside a importância e necessidade da obra que você tem em mãos.
“Professores no divã – histórias que inspiram outras histórias” é um caldeirão de experiências, trajetórias de vida, narrativas de sucessos e fracassos, mas sobretudo de muito aprendizado, na vida de 18 professores. Eles compartilham aspectos subjetivos e objetivos do que existe de mais nobre na palavra “educação”, transmutada, aqui, em “inspiração”.
Se você está em momento de crise com suas escolhas profissionais na área de ensino, este livro é para você. Se você está, por outro lado, satisfeito com suas escolhas e deseja “renovar os votos” com elas, este livro também é para você. Mas se você é simplesmente alguém apaixonado pela vida, pela sua potencialidade e seus processos, cores, desafios e matizes, aconselho a suspender já a leitura deste prefácio e se lançar já às páginas seguintes. É lá que reside o verdadeiro tesouro.
Boa leitura!
Rádio UFSCar
Responde rapidamente
(16) 3351-8099
Rodovia Washington Luiz, Km 235 , nº S/N, Jardim Guanabara , São Carlos / SP
2023 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118